quinta-feira, 8 de março de 2012

Cartão do SUS será obrigatório a partir de março!!!


Uso do Cartão SUS será obrigatório a partir de março

O objetivo é que histórico médico dos pacientes esteja reunido em um única base nacional de dados.

Por determinação do Ministério da Saúde, a partir de 01 de março de 2012, o uso do Cartão Nacional de Saúde será obrigatório por todos os cidadãos, incluindo usuários de planos de saúde. O Cartão SUS é um documento gratuito de identificação do usuário do Sistema Único de Saúde (SUS), válido em todo território nacional.
A partir de amanhã, o número do cartão deverá ser preenchido no registro de procedimentos ambulatoriais e hospitalares, mesmo daquelas pessoas que possuem plano de saúde ou são pacientes particulares. A finalidade é a criação de um banco de dados que identifique os usuários e gere um histórico de cada paciente contendo diagnóstico, avaliação, planejamento e programação das ações de saúde, que podem ser acessadas de qualquer parte do país.
De acordo com o Ministério da Saúde, a implementação dessa ferramenta faz parte de uma estratégia para oferecer um atendimento integral ao cidadão e acompanhar a qualidade do serviço prestado. O Ministério da Saúde orienta, ainda, que mesmo aqueles que possuem plano de saúde devem portar o cartão, já que algum imprevisto do plano privado pode acontecer e o paciente necessitar ser atendido pelo SUS.
Para fazer o cartão SUS são necessários os seguintes documentos: Carteira de identidade ou certidão de nascimento ou certidão de casamento e comprovante de residência, Para menores de idade: Certidão de nascimento, comprovante de residência e documento de identidade da Mãe.

 

Um comentário:

  1. obrigada pela visitinha, já estou seguindo...bjsss

    tenha uma linda tarde.

    Val

    ResponderExcluir